PUBLICAÇÕES APCE Informa 18 Abril 2008
18 Abril 2008 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


Sexta-Feira, 18 de Abril de 2008

JANTAR-COLÓQUIO NA CARRIS - Encontro de excelência e networking com Daniel Ambühl, Presidente da FEIEA

O jantar-colóquio organizado pela APCE, no Museu Carris, resultou num encontro de excelência entre comunicadores e numa oportunidade exclusiva de networking com Daniel Ambühl, Presidente da Federation of European Business Communicators Associations.

A Direcção Comercial e de Marketing do nosso associado Companhia Carris de Ferro de Lisboa foi inexcedível no acolhimento dispensado, dia 4 de Abril, aos participantes no jantar-colóquio promovido pela Direcção da APCE.

A colega Maria João Branco e a sua equipa proporcionaram um encontro de enorme qualidade aos mais de 40 participantes nesta iniciativa de networking, que decorreu nas instalações do Museu Carris, na Estação de Santo Amaro, em Lisboa, um espaço invulgar, recheado de apontamentos históricos e cuidadosamente decorado.

Recebidos pelo Presidente do Conselho de Administração da empresa, os associados da APCE e o Presidente e demais membros da Comissão Executiva da FEIEA, cuja vinda a Lisboa esteve na raiz do acontecimento, efectuaram uma visita breve ao Museu, guiados pela sua Directora, e foram conduzidos ao local do jantar a bordo de um carro eléctrico clássico da empresa.


Numa noite cálida, o jantar servido num hangar mereceu nota alta e deu lugar a uma sessão de informação e partilha de conhecimento. Para os comunicadores portugueses, constituiu uma oportunidade de tomarem contacto com a visão e os objectivos da FEIEA, e bem assim com a forma como o suíço Daniel Ambühl encara os principais tópicos da Comunicação Organizacional na Europa. Para o Presidente e os restantes membros da Comissão Executiva da Federação, representou uma ocasião única de verem e sentirem “in loco” a APCE em acção. Ambos estes propósitos foram plenamente alcançados.

O Presidente da FEIEA, manager experiente, com uma longa carreira no Banco Central da Suíça, apresentou (com suporte visual) o perfil da FEIEA e as finalidades que, hoje, 53 anos decorridos sobre a sua criação, movem este organismo representativo de 5000 profissionais de 11 países, e confiou-nos a sua perspectiva sobre as “burning issues” da Comunicação, em particular de âmbito interno às organizações.


Diploma de Honra distingue Presidente da Carris

Este colóquio foi, ainda, o momento escolhido pela Direcção da APCE para consumar uma pequena surpresa desde há meses reservada ao Presidente do Conselho de Administração da Carris, José Manuel Silva Rodrigues.

Com efeito, desde Novembro último, no Council Meeting de Londres, em que a APCE submeteu a proposta, que fora aprovada a distinção do Dr. Silva Rodrigues com o Diploma de Honra da FEIEA, atribuído em reconhecimento de serviços relevantes na promoção das relações humanas no mundo empresarial, através da comunicação.


Pois bem, o momento proporcionou-se e o próprio Presidente da FEIEA teve o ensejo de felicitar e distinguir, pessoalmente, o líder da empresa de transporte público de superfície da cidade de Lisboa, que a APCE desejou reconhecer pelo apoio permanente concedido ao longo dos anos à Associação.

Testemunho recente e inequívoco desse apoio registáramos por ocasião da visita de trabalho à Carris, durante a qual os dirigentes da APCE confirmaram o forte envolvimento, o exemplo pessoal e a motivação transmitida à sua equipa de Comunicação pelo Dr. José Manuel Silva Rodrigues, um gestor que modernizou e mudou significativamente a imagem, a cultura e a qualidade do serviço prestado pela Carris.

Comissão Executiva da FEIEA reuniu em Lisboa

A APCE foi a anfitriã, em 2008, da reunião da Primavera da Comissão Executiva da Federação Europeia, cujos trabalhos decorreram ao longo do passado dia 4 de Abril, num hotel do Parque das Nações, em Lisboa.

Órgão eleito directamente pelo Conselho, que representa todas as associações nacionais membros, a Comissão Executiva dirige a FEIEA e gere as suas actividades e serviços realizando duas sessões formais por ano - uma na Primavera e a outra no Outono; os seus membros mantêm, no entanto, um contacto frequente ao longo do ano via correio electrónico e teleconferências regulares.

Presidida por Daniel Ambühl (Suíça), a Comissão Executiva reuniu em Lisboa o Vice-Presidente Steve Doswell (Reino Unido), a Secretária-Geral Diana Janezic (Eslovénia), a Tesoureira Marie-Eve Deltenre (Bélgica) e, também, Poul Eric Larsen (Dinamarca), Gerhard Vilsmeier (Alemanha), Vesna Petrovsek (Eslovénia) e Mário Branco (Portugal). Para os dois últimos, tratou-se da sua primeira participação.


Da agenda constaram, como pontos principais, os assuntos internos, sendo dedicada particular atenção à situação financeira; as actividades e os serviços da FEIEA, como o “Grand Prix 2008”, a Academia a organizar em Munique e o lançamento de uma nova edição do “Delphi Study”; os assuntos externos; e temas referentes à organização.

Relativamente ao “Grand Prix 2008, o concurso já está aberto a candidaturas, que serão aceites até dia 9 de Junho. A APCE divulgará, dentro de dias, o regulamento desta competição junto de todos os associados, mas os pormenores encontram-se já disponíveis no sítio www.feiea.com

Assembleia Geral aprova Relatório e Contas de 2007


Reunida em sessão ordinária, no dia 31 de Março, a Assembleia Geral da APCE aprovou o Relatório de Gestão e as Contas do exercício de 2007.

A primeira Assembleia Geral convocada em 2008 para apreciação das Contas do exercício reuniu a 31 de Março, assim respeitando o prazo legal, e aprovou um conjunto de propostas apresentadas pela Direcção relevantes para a gestão da APCE e a construção do seu futuro.

A Mesa foi presidida por Luís Penha e Costa e os trabalhos decorreram nas instalações da Entusiasmo Media, em Lisboa, a partir das 17h00 (em segunda convocatória).

No primeiro ponto da ordem do dia, Mário Branco procurou sintetizar o Relatório de Gestão, documento de 33 mil caracteres, em 14 páginas, distribuído aos associados e que reflecte, de modo pormenorizado, a forma como foi cumprido o Plano de Actividades e se administraram equilibradamente os recursos.

Assinalando o fim de um primeiro ciclo (de ano e meio) de mandato, o Relatório 2007 acentua em introdução: “A APCE voltou à acção e introduziu a novidade. A rede voltou a funcionar e vários grupos de trabalho foram constituídos. Restabeleceu-se o link europeu. Algumas grandes empresas voltaram a colocar meios à disposição. Os associados foram aderindo, progressivamente, e manifestaram o seu índice de satisfação. Voltou, numa palavra, a confiança no valor da marca APCE… o passaporte para novos desafios”.

A Assembleia expressou a sua aprovação por unanimidade e deliberou do mesmo modo em relação às Contas, após tomar conhecimento do parecer favorável do Conselho Fiscal relativamente ao Balanço e Demonstração de Resultados.

Nesta matéria, refira-se que os resultados da gestão financeira corresponderam aos objectivos fixados pelo Executivo: o total de custos não foi além de Eur 22.820,94, crescendo apenas de Eur 1.731,77 face a 2006, isto não obstante o número de acções desenvolvidas ter sido substancialmente maior; já o total dos proveitos ascendeu a Eur 26.303,75, o que representa uma subida de Eur 8.429,56 com referência a 2006.

A APCE teve, assim, um resultado líquido positivo de Eur 3.314,65, registando uma variação de Eur 6.527,27 relativamente a 2006.



José Viegas Soares admitido como sócio honorário

A Assembleia aprovou, ainda, e também por unanimidade, duas outras propostas submetidas pela Direcção.

Por um lado, admitir na APCE, com a categoria de sócio honorário, o Senhor Professor José António Mendes Viegas Soares, como gesto de reconhecimento e gratidão pelo valioso contributo prestado à organização do “Grande Prémio”, a cujo júri de selecção preside desde 1995.

Por outro, conferir mandato à Direcção com vista à constituição de uma comissão eventual de revisão dos Estatutos, dado que, tendo já decorrido oito anos sobre os últimos ajustamentos introduzidos, aquele documento de referência se apresenta hoje algo desajustado aos objectivos que a APCE persegue, não facilitando uma gestão mais profissionalizada, que o desenvolvimento da Associação reclama.

De ambas estas decisões será feita, oportunamente, maior e mais pormenorizada divulgação entre os associados.

REGISTO

Conversas UNICER debateram blogosfera
O nosso associado UNICER organizou, no dia 10 de Abril, com assinalável sucesso, a terceira edição das suas “Conversas”, tendo centrado o debate na blogosfera, em torno da interrogativa: um problema para as empresas ou um novo universo para as Relações Públicas?

A colega Joana Queiroz Ribeiro e a sua equipa merecem parabéns por mais esta iniciativa, que reuniu no Museu da Electricidade, em Lisboa, mais de uma centena de participantes (além dos cerca de 5000 que acederam on-line), num animado debate em que se procurou responder a questões como:
- Qual o papel da blogosfera na comunicação das empresas?
- Como pode ser utilizada esta nova ferramenta de comunicação e que riscos e oportunidades lhe estão associados?
- Qual a credibilidade e capacidade de influência deste meio de comunicação?
- Pode um blog ser encarado como um líder de opinião?

Bruno Giussani, escritor e blogger, especialista em novas tecnologias e tendências sociais e económicas emergentes, foi o orador principal desta conversa moderada por Paulo Ferreira (Sub-director do “Público”), que teve também a participação como comentadores de António Granado (“Público on line”), Eduardo Correia ISCTE), Luís Paixão Martins (LPM), Maria João Nogueira (Sapo) e Paulo Querido (“Expresso”).

Bruno Giussani na sua exposição (foto publicada no sítio www.conversasunicer.net
, em que está disponível abundante informação sobre este fórum da UNICER)

JPonto” comunica na BLAUPUNKT
Sob a orientação e (adivinha-se) com o forte contributo da colega Sofia Gomes, a Blaupunkt Auto-Rádio Portugal, empresa do Grupo Bosch, tem vindo a publicar a revista interna “JPonto” destinada aos seus cerca de 2000 colaboradores.

O último exemplar deste suporte de comunicação da empresa de Braga, que nos chegou às mãos, foca a atenção na visão Driving Convenience, um caminho próprio desenhado para a construção do futuro, em que os valores da companhia e as aspirações de expansão e de rendibilidade sustentada constituem factores essenciais.

Evaluez vos actions de communication”
Assaël Adary e Benoit Volatier, baseados numa experiência consolidada de 12 anos de trabalho na matéria, vão publicar o seu segundo livro. “Evaluez vos actions de communication” é uma obra militante e mostra que é possível e, mesmo, desejável avaliar a comunicação.

Ilustrada com numerosos exemplos e testemunhos, este livro editado pela Dunod destina-se a todos os profissionais da comunicação que se preocupam com a eficácia das suas acções.

A partir de 16 de Abril, a obra estará à venda, por agora apenas em França, em todas as boas livrarias.


Este espaço é dedicado ao noticiário sobre as organizações e o movimento de todos nós, comunicadores. Ligue-se. Partilhe. Faça-nos chegar conteúdos (textos, fotos, sítios web…) de interesse para a generalidade dos associados, através do endereço Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

A presente Newsletter é editada pela APCE. Caso não deseje receber novamente esta Newsletter clique aqui.

  partilhe

Newsletter

Siga-nos

  • Facebook: pages/APCE-Associacao-Portuguesa-de-Comunicacao-de-Empresa/176800437536