PUBLICAÇÕES APCE Informa 27 Novembro 2007
27 Novembro 2007 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça-Feira, 27 de Novembro de 2007  
 
 
FEIEA GRAND PRIX 2007 
Comunicação interna dos CTT distinguida com dois prémios 
 
A equipa de comunicação interna dos CTT está de parabéns: a sua candidatura ao FEIEA Grand Prix 2007 foi recompensada com a atribuição de dois prémios. Em competição a nível europeu, os CTT alcançaram um 2º lugar na categoria “Melhor Fotografia” e um 3º na classe “Melhor Capa”.

Os vencedores do Grande Prémio instituído, anualmente, pela Federation of European Industrial Editors Associations (FEIEA) foram proclamados em Londres, na noite de 9 de Novembro, durante um jantar de gala, que encheu por completo o magnífico salão Art Deco do Sheraton Park Lane.

Mais de 300 pessoas participaram na festa de entrega dos prémios, que combinou o FEIEA Grand Prix com os galardões “Estratégia de Comunicação” e “Comunicador do Ano” atribuídos pela British Association of Communicators in Business (CiB).

Maria Teresa Correia e Bruno Vilão, em representação dos CTT – Correios de Portugal, estiveram em Londres e receberam os diplomas de excelência das mãos do Predidente da FEIEA, o suíço Daniel Ambühl.

O concurso anual da FEIEA - federação europeia de que a APCE é filiada há longos anos - é aberto à participação de todos os profissionais envolvidos em comunicação interna, em representação de empresas, organismos governamentais, ONG, agências de comunicação ou “freelances”.

Este ano, o Grande Prémio recebeu 209 inscrições provenientes de dez países europeus. Cada um dos trabalhos distinguidos passou por um rigoroso escrutínio, incluindo a avaliação por um painel europeu formado por conceituados profissionais de comunicação. Nesta edição e pela primeira vez, o júri integrou representantes do Parlamento Europeu e do Conselho da União Europeia.

Para mais informação sobre esta competição e a lista completa dos trabalhos premiados, consulte www.feiea.com 
   
 
VISITA À SEDE EXECUTIVA DA CARRIS 
O transporte urbano, a gestão da mudança e a comunicação num colóquio de excelência
 
“A CARRIS quer melhorar a qualidade do produto e do serviço ao cliente, aumentar a sua eficiência e ter uma conta de resultados tão equilibrada quanto possível”, sublinhou o Presidente do Conselho de Administração da transportadora, José Silva Rodrigues, durante a visita que os associados da APCE efectuaram à empresa.

Uma visita de trabalho, a partir do meio da tarde, pode resultar num momento de privilegiado de partilha de informação e conhecimento. Esse é o propósito deste tipo de iniciativas conduzidas pela APCE e foi plenamente alcançado com a visita efectuada, dia 19 de Outubro último, à sede executiva da Companhia Carris de Ferro de Lisboa, situada no Complexo de Miraflores.

Isto, não apenas porque os associados aderiram em elevado número – atingiu-se o número invulgar de 30 inscrições – e participaram activamente no debate, como e sobretudo, importa sublinhá-lo, porque o Presidente da CARRIS e a nossa colega Maria João Branco foram inexcedíveis no acolhimento, na preparação cuidada e no formato da visita, que se transformou num colóquio de excelência mantido no moderno auditório da empresa.

Compromisso com a sustentabilidade

Somando já 135 anos de serviço prestado à mobilidade da cidade de Lisboa, a CARRIS é hoje um operador público moderno. Os seus 758 autocarros (a frota inclui ainda 58 eléctricos, três ascensores e um elevador público vertical) têm uma idade média de apenas seis anos e a “velha postura” cedeu lugar a uma nova preocupação de serviço, com 88 carreiras (algumas já certificadas), a um mercado exigente, com clientes exigentes e tendo por maior competidor o… automóvel.

A título de curiosidade, refira-se que só os autocarros da CARRIS transportaram em 2006 (estimativa) 216,2 milhões de passageiros.

“Hoje – acentuou o Dr. José Silva Rodrigues – temos um compromisso com a sustentabilidade e a certeza de que o modelo de mobilidade urbana terá de mudar”. A propósito, referiu que a CARRIS será em breve certificada em termos ambientais.

O Presidente da CARRIS, que se confirmou um comunicador por excelência, revelou que a empresa trabalha presentemente com uma frota de motores de última geração e que aguarda para 2008 a chegada de mais 40 novos autocarros.

A rede, a frota e os tripulantes são os três pilares estruturantes e José Silva Rodrigues focou, naturalmente, entre os cerca de 2700 trabalhadores da CARRIS, a missão particular que incumbe aos 1800 tripulantes (motoristas e guarda-freios), “uma nova geração com um desempenho social completamente diferente do passado”.

Foco na comunicação com os stakeholders e na inovação

A CARRIS quer colocar o mercado e o cliente no centro das suas preocupações estratégicas, havia ainda de referir o seu Presidente, que salientou a necessidade de “passar o foco para a comunicação com os stakeholders” e, de uma forma alargada, com o mercado em geral.

Foi o mote para a Engª Maria João Branco, Directora Comercial e de Marketing, apresentar as linhas fundamentais do Plano de Comunicação 2007, estruturado segundo quatro grandes grupos: campanhas externas, campanhas internas, projectos Carris e grupos de trabalho.

Numerosos temas foram passados em revista, desde a implantação da “Rede 7” até à Bilhética e ao Serviço SMS, estes últimos com a intervenção, respectivamente, da Drª Fernanda Sousa e do Engº Paulo Afonso. Os associados da APCE ficaram a conhecer “por dentro” a realidade inovadora dos títulos electrónicos (cartões Lisboa Viva e Sete Colinas) e a informação ao público em tempo real via comunicação móvel.
     
 
 
 
 
 
 
 
APCE ministra seminário para alunos do IST sobre Comunicação Interna nas Empresas
 
A APCE foi convidada a ministrar um seminário para alunos do Instituto Superior Técnico (IST) sobre Comunicação Interna nas Empresas, sessão que decorreu no pólo universitário do Taguspark, em Oeiras, no dia 9 de Novembro.

A nossa Associação foi representada por João Pedro Sousa, Vice-Presidente da Direcção, tendo a intervenção sido dirigida a uma audiência composta, na sua maioria, por alunos do último ano de Mestrado em Engenharia de Redes de Comunicações (Bolonha) e alguns docentes.

Conforme solicitação do IST, a apresentação (com suporte visual) focou a própria APCE, sua missão, objectivos, âmbito de actuação e principais serviços prestados aos seus associados. Um estudo, em que a Associação participou, sobre “O Estado da CI em Portugal” também foi proposto para debate, tendo sido analisadas as dificuldades do desempenho da função Comunicação nas organizações, assim como a importância da certificação e acreditação profissionais.

Atendendo ao carácter prático do seminário, o IST convidou igualmente Verónica Freitas, Consultora Sénior da Spirituc, a apresentar a campanha de Comunicação Interna ganhadora, na respectiva categoria, do Grande Prémio APCE 2006. Os diferentes passos do processo de comunicação - objectivos, público-alvo, mensagem, meios, acções… -, bem como os problemas encontrados na implementação, foram passados em revista, sendo ainda fornecidos exemplos de como a Comunicação Interna pode estimular a inovação entre os colaboradores de uma organização empresarial.
 
 
Já respondeu ao Inquérito APCE ?
 
A Direcção da APCE deseja escutar a voz dos associados, como forma de melhor corresponder às expectativas que nela depositam. Está, por isso, em curso, durante apenas mais alguns dias, um inquérito lançado por via electrónica, que pretende medir o grau de satisfação dos associados e recolher a sua opinião quanto às estratégias a adoptar no desenvolvimento do plano de actividades da Associação.

O questionário de escolha múltipla é rápido de preencher. Algumas perguntas de natureza qualitativa, em que se procura obter um valor adicional de parte do(a) respondente, exigem algum tempo mais.

Se ainda não preencheu este inquérito, apresse-se. A sua resposta traduzirá uma participação interessada e um compromisso com o futuro da nossa Associação. 
 
Responda. A APCE é sua e precisa de si!

http://www.surveyconsole.com/console/TakeSurvey?id=395686
   
 
REGISTO
 
Sara Curvelo colabora na gestão da associação belga
A nossa companheira Sara Curvelo, expatriada em Bruxelas, onde desempenha presentemente funções como Internal Communication Officer na sede do grupo químico e farmacêutico Solvay, passou a colaborar na gestão ABPE (Association Royale Belge de la Presse d’Entreprise).

Licenciada em Comunicação Social pelo ISCSP e parceira muito activa da APCE, Sara Curvelo e a sua equipa foram ainda recentemente distinguidos com o prémio “Plume d’Or 2006” daquela associação para a melhor webzine de comunicação interna.
   
 
 
Por Entre as Linhas
A Fundação Portuguesa das Comunicações (FPC) celebra dez anos de actividade e, no âmbito do programa comemorativo, promove a exposição Por Entre as Linhas, que, até dia 30 de Abril de 2008, estará patente no Museu das Comunicações (Rua do Instituto Industrial, 16, em Lisboa).

Felicitamos a colega Isabel Santiago pela efeméride, pelas iniciativas culturais que o seu Gabinete de Comunicação Institucional tem animado e pelos conteúdos informativos que vem publicando, em particular através do boletim “Comunicando”.

Saiba mais a respeito da FPC em www.fpc.pt 



Susana Maurício assume Comunicação da Altis Hotéis
A comunicação externa da Altis Hotéis de Portugal passou a ser desempenhada por Susana Maurício. Esta nossa colega possui formação profissional nos domínios da comunicação empresarial e do marketing e também específica à actividade industrial de hotelaria.



Faleceu Bonito da Conceição
Recebemos com profunda tristeza a notícia do falecimento de Bonito da Conceição, antigo representante do nosso associado CARRIS, que desempenhou durante vários anos o cargo de Presidente da Mesa da Assembleia Geral da APCE e era presença assídua nas actividades da nossa Associação.

Médico de profissão, o Dr. Bonito da Conceição tinha um gosto especial pela escrita, pelo que não admirava a sua colaboração com o boletim informativo da CARRIS, órgão de comunicação interna que dirigiu durante anos, para além das suas ocupações de medicina preventiva ao serviço daquela empresa.

Figura afável, de fino trato e bom contador de histórias, Bonito da Conceição deixa saudosa memória entre aqueles que o conheceram no âmbito da vida associativa.
 
 

Este espaço é dedicado ao noticiário sobre as organizações e o movimento de todos nós, comunicadores. Ligue-se. Partilhe. Faça-nos chegar conteúdos (textos, fotos, ilustrações, sítios web…) de interesse para a generalidade dos associados, através do endereço Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar  
 
  A presente Newsletter é editada pela APCE. Caso não deseje receber novamente esta Newsletter clique aqui.
  partilhe

Newsletter

Siga-nos

  • Facebook: pages/APCE-Associacao-Portuguesa-de-Comunicacao-de-Empresa/176800437536